quinta-feira, 15 de julho de 2010

A nova Ilha do Retiro


Depois de dois anos de negociação, o Sport está perto de anunciar seu parceiro para a construção da nova Ilha do Retiro. Até o final do mês, os dirigentes leoninos irão se reunir com as duas empresas interessadas, a Plurisports e a Lusoarenas.
Depois disso, o clube pretende divulgar o vencedor do “leilão” em mais 30 dias. A meta é iniciar as obras ainda este ano. Conforme vinha sendo anunciado pela coluna, os dois projetos contemplam uma arena multiuso, com área para estacionamento coberto, shopping, praça de alimentação, salas comerciais, centro de convenções e o centro administrativo do clube.

Em ambos, o local do campo de jogo seria mudado um pouco, girando em cerca de 45º. Nos dois projetos, os ginásios poliesportivos seriam desativados. Em um deles, ficaram duas quadras para treinos, sem arquibancadas. No outro não há espaço para os esportes amadores dentro do complexo (as atividades passariam a ser realizadas fora).

Embora as negociações estejam bem adiantadas, faltam pontos importantes para que o martelo seja batido. O Sport fez diversas exigências. Entre elas, garantia que o projeto seja tocado até o fim e uma contrapartida financeira para que o clube não pare, durante os dois anos de obras. Isso quer dizer aluguel de salas comerciais para o setor administrativo e campos para treinos e jogos das equipes profissionais e amadoras, além de ginásios para os esportes olímpicos.
Nos dois projetos, o Sport continuaria sendo o dono do estádio. Mas o investidor passaria a ter o direito de explorar todo complexo, obtendo retorno financeiro na produção de shows musicais e aluguel do espaço comercial. A empresa também teria direito a parte dos camarotes e cadeiras cativas (os atuais proprietários teriam seus bens mantidos na nova Ilha).
O fechamento da parceria depende ainda da concordância do Conselho Deliberativo, que deve receber o projeto detalhado no próximo mês.

A nova Ilha (ainda sem nome definido) teria capacidade para receber 45 mil torcedores. Seria erguida nos padrões Fifa.

obs: retirado do jc on line.

Nenhum comentário: